Servidores HP Proliant e Dell PowerEdge

Servidores HP Proliant e Dell PowerEdge

Você já ouviu falar dos servidores da IBM, Lenovo, Dell ou HP e está pensando em qual deles seria o mais indicado para ser instalado em sua empresa? Eles vão servir como centralizador de informações, de recursos e serviços, que vão ser utilizados pelos outros computadores, tablets e smartphones que estiverem conectados nessa rede.

A escolha de um servidor não é uma tarefa das mais fáceis, pois ela vai depender do que a sua empresa precisa. Para essa tarefa existem inúmeros modelos de servidor, com configurações bastante diferentes e é claro, também preços de todo o tipo.

Se você já fez alguma pesquisa, deve estar a par que qualquer uma dessas marcas pode providenciar servidores rápidos, duráveis e seguros, mas aqui apresentaremos com alguns detalhes duas linhas da HP e da Dell, que são a HP Proliant e a Dell PowerEdge. Mas antes disso, vamos saber um pouquinho mais sobre essas duas empresas.

Hewlett Packard Enterprise

Também conhecida como HPE, a Hewlett Packard Enterprise era a divisão de negócios e serviços da Hewlett Packard Company, que em 2015 se dividiu, formando a HPE e a HP Inc, que ficou com o negócio de computadores pessoais e impressoras. Desde então a Hewlett Packard Company, ou HPE, é a empresa responsável pelos servidores da HP.

A antiga HP foi fundada em 1939, por Bill Hewlett e Dave Packard e ao longo de sua trajetória chegou a ser a fabricante líder no mercado de venda de PCs, entre os anos de 2008 e 2013. Atualmente chegou a colocar um supercomputador no espaço, o HP Spaceborn Computer, a bordo da Estação Espacial Internacional, ISS.

Dell Inc

A Dell é considerada uma das empresas mais queridas dos Estados Unidos e emprega mais de 100 mil funcionários ao redor do mundo. Foi fundada por Michael Dell, com o investimento de apenas mil dólares, no ano de 1984.

Quinze anos depois, em 99, ela já era líder no mercado de fabricação e venda de PCs nos Estados Unidos, passando a frente da então gigante Compaq, que alguns anos mais tarde acabou sendo vendida para ninguém menos que a HP.

HP Proliant Servers


A Proliant é uma marca de servidores da Hewlett Packard Enterprise que foi herdada pela HP na compra da Compaq em 2002. Os servidores Proliant são divididos em 4 linhas de produtos, são eles:

  • Modular Line ML
    Servidores do tipo torre que permitem o máximo de capacidade de expansão.
  • Density Line DL
    Servidores do tipo rack que fornecem um balanço entre o poder de computação e a densidade.
  • Scalable Line SL
    Servidores rack utilizados geralmente quando o máximo de poder computacional é desejado.
  • Blade Line BL
    Servidores do tipo blade, que são indicados quando há a necessidade de um melhor aproveitamento do espaço.

 

Os servidores Proliant HPE possuem ainda sub tipos diversos como:

  • Easy Connect
  • Blade Proliant BL
  • Rack Proliant DL
  • Proliant ML Torre
  • Proliant Moonshot
  • Servidor Proliant XL

Dell PowerEdge Servers

Os Servidores Dell PowerEdge são uma linha completa de servidores para diversos fins, que estão distribuídos entre a linha de servidores torre e a linha de servidores rack.

Os servidores PowerEdge torre são para empresas que precisam de qualidade e desempenho, possuindo modelos que são indicados tanto para empresas em crescimento que possuem uma estrutura de TI de baixa complexidade, como para empresas com estrutura de média ou alta complexidade, com maior poder de escalabilidade e expansão.

Já os servidores PowerEdge rack são mais recomendados quando existe a necessidade de expansão da arquitetura de servidores, mas o espaço pode vir a ser um problema. Os servidores PowerEdge rack de quatro sockets possuem uma maior performance e escalabilidade.

Qual servidor Proliant ou PowerEdge utilizar?

As possibilidades e formas de uso dos inúmeros modelos que eles oferecem são tantas, que pode ser um péssimo negócio tentar identificar a maior necessidade de sua empresa sem o apoio de um profissional qualificado, que possa indicar a solução com um balanço perfeito entre o uso a ser feito do equipamento e o orçamento desejável.

Consulte a Amak Brasil para consultoria e aquisição de servidores Lenovo, IBM, HP e Dell, entre outros, incluindo os das linhas HPE Proliant e Dell PowerEdge, que conhecemos um pouco melhor por aqui.

2018-08-28T02:35:25-03:00 0 Comments

Deixe um comentário